(+258) 21468900
7:30–15:30 de Segunda a Sexta-feira
Alameda do Aeroporto
Maputo Cidade, MZ

Intervenção do Exmo Senhor Presidente do Conselho de Administração do IACM por ocasião das comemorações do dia da Mulher moçambicana – 7 Abril

April 9, 2024 0 IACM

Celebra-se no Domingo, dia 07 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana e, estamos aqui congregados hoje para comemorar esta efeméride, em virtude desta data coincidir com domingo e ser feriado nacional.

Esta data simboliza as mulheres moçambicanas, que engajadas na luta, culminou com a nossa independência Nacional a 25 de Junho de 1975.

A mulher moçambicana é um orgulho para o nosso País, é uma grande admiração pela sua coragem, determinação. O seu papel transversal na sociedade permite-lhe ser mãe, chefe de família, esposa, dona de casa, trabalhadora, empreendedora e inovadora.

A emancipação da mulher é hoje um caso notável na nossa sociedade, pois, ela participa activamente no desenvolvimento e crescimento sócio económico do Pais, podendo se destacar a sua inserção em diversos sectores de actividades, havendo algumas que ocupam cargos de chefia de destaque.

Ao nível do IACM, dos 98 colaboradores 40 são mulheres, o que corresponde a 40%. Dos 22 colaboradores que exercem cargos de direcção e chefia, 9 são mulheres, o correspondente a 41%.

Usando desta ocasião, quero apelar que continuem se empenhando, dando toda a vossa inteligência no cumprimento das vossas tarefas.

Que sejam coesas, respeitando o próximo, estando abertas para a comunicação e sobre tudo buscando sempre o conhecimento para a vida e para o trabalho.

Por fim, agradecer as palestrantes, e suas instituições, por terem se juntado a esta confraternização e pelos temas de grande interesse aqui partilhados.

Votos de um feliz dia da mulher moçambicana para todas vos incluído as esposas.