(+258) 82 3021250
7:30–15:30 de Segunda a Sexta-feira
Alameda do Aeroporto
Maputo Cidade, MZ

CURSO ICAO GERINDO O CUMPRIMENTO DOS SARPS

November 5, 2018 0 technoplus

Decorreu em Maputo, Hotel Avenida, de 1 a 5 de Outubro de 2018 o curso “Gerindo o Cumprimento das Normas de Práticas Recomendadas da ICAO”, com a presença de 23 participantes oriundos das Comores, Djibouti, Malawi, Moçambique e Zâmbia, o programa do curso e a lista dos participantes consta do anexo.

O curso foi lançado em Montreal, pela Secretária Geral da ICAO, a Dra Fang Liu e pelo Cônsul Geral da República Popular da China em Montreal e decorreu em vários países do mundo, tendo sido Moçambique um dos que constatavam da lista para o acolherem.

Sr Waj, Instrutor do Curso.

O Curso era destinado a gestores séniores e médios das Autoridades da Aviação Civil de parte da Região da África Austral, sendo conduzido pela ICAO, e financiamento do Governo da República Popular da China, no âmbito do Fundo de Assistência à Cooperação Sul-Sul e enquadrado na iniciativa “No Country Left Behind”.

O curso foi antecedido de abertura, efectuado pelo Sr Ctd João Martins de Abreu e Presidente do Conselho de Administração do IACM.

Os participantes foram convidados a apresentarem-se e expressarem o que esperavam alcançar com a formação a ter início.

Participantes ao curso (Malawi e Zâmbia)

  1. Objectivos

 

  • Desenvolver uma estratégia para o cumprimento dos SARPs da ICAO;
  • Gerir os requisitos internos para a implementação dos SARPs;
  • Monitorar o cumprimento dos SARPs da ICAO.
  1. Metodologia

 

A metodologia do curso era interactiva, a qual permitia a intervenção de todos os participantes e estava organizado em 3 módulos, alternando a exposição com exercícios e discussões, cabendo ao Sr. Waj a responsabilidade de ministrá-lo.

Os participantes organizaram-se em grupos, para realizarem os diversos exercícios colocados pelo Instrutor, elaboravam-nos nos lap tops e enviavam-nos para o email deste.

A participação e assiduidade foram elementos fundamentais na determinação da avaliação.

Entrega de certificado ao PCA do IACM

  1. Organização

 

O IACM criou uma equipe de coordenação para efeitos de lidar com o curso constituída pelos seguintes técnicos:

– Tibério Elias;

– Fernando Marrengula;

– Anna Mary; e

– Avelino Chiche.

O elo de ligação por parte da ICAO era a Sra. Rosemary Mwanje da ICAO, Regional Office – ESAF, baseada em Nairobi, que interagia com o Focal Point do IACM, Sr. Avelino Chiche, em diversas matérias da organização, desde a facilitação dos vistos, registo dos participantes, e a clarificação da responsabilidade das partes no processo.

Entrega de certificado a Sra Mina das Comores

Os participantes ao curso tiveram que fazer a respectiva inscrição no link atribuído pela ICAO para o efeito. Uma vez efectuada a inscrição a ICAO disponibilizava uma bolsa a qual incluía material, refeições, e certificados. Aos participantes oriundos do estrangeiro a ICAO custeou as despesas de transporte aéreo, pagamento dos vistos de fronteira, transporte do aeroporto ao hotel e vice-versa.

No acto de inscrição foi recomendado aos participantes que fossem portadores de computadores portáteis, e que preenchessem um formulário, que infelizmente não foi possível a sua efectivação.

No último dia do curso, para além da avaliação foram atribuídos certificados aos participantes.

Entrega de certificado ao NCMC de Moçambiqu

AVALIAÇÃO DO CURSO

O curso foi bem estruturado e as matérias abordadas foram pertinentes e constituem o quotidiano de uma organização que supervisa a actividade da aviação civil, e particularmente com a parte relativa as auditorias de supervisão universal da ICAO – USOAP.

O curso alcançou os objectivos pretendidos e demonstrou a importância dos SARPs no desenvolvimento da actividade de supervisão e forneceu luzes sobre como lidar com estas matérias.

É um curso que todos os técnicos deveriam participar, infelizmente não foi possível por razões organizativas. Os materiais disponibilizados deveriam ser disponibilizados a todos os colegas do IACM.