IACM

Informação Aeronáutica
Serviço de Informação Aeronáutica Versão para impressão Enviar por E-mail

A informação aeronáutica técnico-operacional encontra-se disponível na publicação AIP de Moçambique normalmente actualizado pelos NOTAM que poderão ser obtidos consultando a página AIS NAV Moçambique ou nas salas AIS.

Responsabilidade do AIS Nacional

O Estado moçambicano tem a responsabilidade de prestar o serviço de informação aeronáutica na Área de Responsabilidade AIS de Moçambique, com sede em Maputo ou seja em todo o espaço aéreo sob a sua jurisdição:

  • Centralização, tratamento, registo, arquivo e difusão da informação aeronáutica a qual deve ser feita sob a forma de Pacote de Informação Aeronáutica Integrada (IAIP);
  • Prestação do serviço de informação antes do voo e pós o voo em cada um dos aeroportos abertos ao tráfego aéreo internacional e outros classificados.

Organização Nacional dos Serviços de Informação Aeronáutica (AIS)

AIS Central

O órgão central do AIS está localizado no Instituto de Aviação Civil de Moçambique, fazendo parte da Direcção dos Serviços de Navegação Aérea (NAV) e tem como atribuição regulamentar a informação aeronáutica. Compete-lhe supervisionar e certificar os órgãos do sistema nacional de informação aeronáutica bem com os respectivos prestadores de serviços AIS. Compete-lhe, também, zelar pela qualidade dos dados aeronáuticos e da informação aeronáutica nacional.

A Circular de Informação Aeronáutica é uma publicação cuja finalidade é divulgar informações de natureza informativa, explicativa, de instrução com carácter técnico ou administrativo. As circulares de informação aeronáutica podem ser de âmbito nacional (CIAs) ou internacional (AICs) sendo, contudo, enquadradas nas  seguintes temáticas:

  • Avisos - são instruções de carácter obrigatório. Os Avisos contêm informações de carácter puramente administrativo, referentes a introdução, modificação, suspensão ou cancelamento de instruções técnicas.
  • Generalidades - são informações de âmbito geral e de natureza informativa ou explicativa.
  • Procedimentos - são instruções de natureza tecnico-operacional, indispensáveis à operação das aeronaves em determinados parâmetros, cujo objectivo principal é garantir a segurança, regularidade, expedição e eficiência da navegação aérea nacional e internacional, de acordo com as Normas e Práticas Recomendadas (SARPS).
  • Avisos Técnicos (AT) – são instruções que contêm informações de carácter técnico, referentes ao equipamento, material aeronáutico e  sua manutenção.

Centro Internacional NOTAM – localizado no Aeroporto Internacional de Maputo, é o órgão responsável pela produção e actualização de NOTAM das Séries A, dos Boletins de Informação Antes do Voo, também conhecidos por PIB (Pre Flight Information Bulletin) e pela disseminação de todas as séries de NOTAM.

Órgãos AIS de Aeródromo e ATS Reporting Office (ARO) – compete-lhes receber e tratar os planos de voo, prestar o serviço de informação antes do voo e de apoio directo aos operadores (pilotos, oficias de operações de voo, etc.), ao qual estes podem aceder presencialmente ou pelo telefone, fax ou e-mail. A informação
pode ser-lhes dada verbalmente, na presença ou pelo telefone ou mediante fornecimento de Boletins de Informação antes do voo
(PIB), neste último caso, nos aeródromos aonde se presta o serviço PIB.

 


You are here: Início Informação Aeronáutica